Moradores aprovam investimentos em creche Elzo Pinho em Itabuna
A Creche Elzo Pinho de Magalhães completamente reformada e ampliada foi entregue pelo prefeito de Itabuna, Claudevane Leite aos moradores da Rua da Bananeira, Novo Mangabinha e Mangabinha nesta segunda-feira, 3. As obras executadas pela equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Educação eram antiga reinvindicação dos pais, professores e funcionários da unidade.
Durante a cerimônia, Vane afirmou que cerca de 40 unidades escolares foram contempladas com reforma completa ou reparos emergenciais nos últimos meses. “Entendemos que uma educação de qualidade depende de ambiente em boa condição de uso e valorização dos profissionais da educação. Além disso, aumentamos os investimentos na educação, com reforma em prédios e reajuste salarial acumulado de 26% para os servidores da área”, afirmou o prefeito de Itabuna.
A secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, disse que atualmente necessita de 4.500 na educação infantil, que envolve crianças entre 5 e 6 anos de idade. Ela informou que a Prefeitura está viabilizando a abertura de processo licitatório para a construção de 11 creches, um das quais está com as paralisadas no bairro Vila Anália, depois que o Ministério da Educação suspendeu o contrato com a empresa responsável pelo execução do projeto em nível nacional.
Os investimentos feitos na Creche Pinho de Maganhães, no bairro Novo Mangabinha, foram aprovados pelos pais dos alunos. “A unidade ficou muito bonita e nossas crianças ganharam um espaço mais seguro para estudar e brincar. Antes da reforma, os transtornos eram frequentes até com a invasão de escorpiões”, disse Célia Marques Santana, que tem uma neta matriculada na unidade.
A moradora Mikaela Borges dos Santos disse que a creche facilita a vida das mães, que podem deixar os filhos em um lugar seguro para trabalhar. “Além de garantir a interação entre as crianças, atividades lúdicas, fornece alimentação de qualidade para nossos filhos”, observou a dona de casa.
As intervenções na Creche Elzo Pinho de Magalhães incluíram serviços de pavimentação em concreto da área de recreação, recuperação de brinquedos do parque infantil e telhado, revisão das redes elétrica e hidráulica, capina da área verde e pintura. Construída em 2009, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, agora a unidade foi contemplada pela primeira vez com uma reforma completa.
A creche beneficia 50 alunos com atividades lúdicas e educacionais em tempo integral. As crianças estudam das 7h30min às 17 horas, recebem café da manhã, lanches duas vezes ao dia, almoço e janta.